quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Na Corrente do Bem - Caridade


Fora da caridade não há salvação

10. Meus filhos, na afirmativa fora da caridade não há salvação, encerram-se os destinos dos homens na Terra e no Céu; na Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; no Céu, porque, aqueles que a houverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. Essa divisa é a luz celeste, a coluna luminosa que guia o homem no deserto da vida, para conduzi-lo à Terra da Promissão.  Ela brilha no céu como uma auréola santa na fronte dos eleitos, e sobre a Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: .Ide para a direita, benditos de meu pai.. Vós os reconhecereis pelo perfume de caridade que espalham à volta de si. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem como essa máxima de ordem divina. O Espiritismo não poderia provar melhor a sua origem do que apresentando-a como regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo; com um tal guia, o homem não se perderá jamais. Dedicai-vos, portanto, meus amigos, a compreender-lhe o profundo sentido e as conseqüências, procurando, por vós mesmos, as suas aplicações. Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e a vossa consciência não somente vos impedir á de fazer o mal, mas vos fará praticar o bem, porque não é suficiente uma virtude negativa, é preciso uma virtude ativa.  Para fazer o bem, necessita-se sempre da ação da vontade, para deixar de fazer o mal, basta, muitas vezes, o não fazer nada, a indiferença.

   Meus amigos, agradecei a Deus, que permitiu pudésseis desfrutar da luz do Espiritismo; não que somente os que a possuem possam ser salvos, mas, ajudando-vos a compreender melhor os ensinamentos do Cristo, ela faz de vós melhores cristãos. Fazei, portanto, que, ao serdes observados, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, porque todos aqueles que praticam a caridade são discípulos de Jesus,
qualquer que seja o culto a que pertençam. (Paulo, apóstolo. Paris, 1860.)

Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo 
Cap. XV, item 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário