quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Na Corrente do Bem - A Educação

                                       Educação integral
A importância da educação transcende ao que lhe tem sido atribuído, face ao imediatismo dos objetivos que os métodos aplicados perseguem.  A falta de estrutura moral do educador — isto é, o equilíbrio psicológico e afetivo, as noções de responsabilidade e dever, a abnegação em favor do aprendiz, a paciência para repetir a lição até impregnar o ouvinte, sem irritação nem reprimenda, e o amor — constitui fator adverso ao êxito do empreendimento que é base de vida na construção do homem integral.
Quando se educa, são canalizados os valores latentes no indivíduo para o seu progresso, fornecendo
os recursos que facultam a germinação dessas potências que dormem no cerne do ser.
Educar é libertar com responsabilidade e consciência de atitudes em relação ao educando, a si mesmo, ao próximo e à Humanidade.
Quando se reprime e se impõem condicionamentos pela violência, uma reação em cadeia provoca a
irrupção da revolta que explode em atos de agressividade que asselvaja.
A tarefa da educação é, sobretudo, de iluminação de consciência, mediante a informação e a vivência
do conhecimento que se transmite.
Quem educa evita a manifestação da delinqüência e do desequilíbrio social, estabelecendo metas de
promoção da vida.
A punição significa falência na área educativa.
A repressão representa insegurança educacional.
A reprovação demonstra fracasso metodológico.

Trecho do livro Momentos de Meditação
DIVALDO PEREIRA FRANCO
Pelo espírito Joanna de Ângelis                                                              

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